quinta-feira, 4 de julho de 2013

Descrição da Pastoral da Criança na Diocese de Óbidos


A Pastoral da Criança está constituída na Diocese de Óbidos desde 1986, fundada por Ir. Helia Pedroso e Dom Martinho Lammres na época Bispo da Prelazia de Óbidos. A partir desta data, a Pastoral da Criança aos poucos foi se estruturando, sempre com o proposito de auxiliar crianças, gestantes e famílias carentes com ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania.
Hoje a Pastoral da Criança está presente em todas as paróquias da Diocese, atuando em 85 comunidades, acompanhando 1.995 famílias, 126 gestantes e 2.715 crianças. O trabalho é realizado por 390 lideres voluntários, que mensalmente realizam as visitas domiciliares e a celebração da vida que é o momento de celebrar e avaliar o rendimento das crianças que são acompanhadas pela Pastoral.
Todos os lideres e voluntários da Pastoral da Criança, recebem capacitação continua em diferentes ações dispondo de subsídios que o ajude na execução de suas atividades. A coordenação Diocesana da Pastoral da Criança, visita todas as comunidades periodicamente para avaliar as ações que estão sendomm desenvolvidas. Os dados coletados pela coordenação Diocesana chamados de folhas de FABS (estatística), juntamente com a prestação de contas e cadastro de capacitação são enviados para a coordenação nacional da Pastoral em Curitiba – PR.
Além das suas atividades que lhe são peculiares, a Pastoral da Criança tem realizado campanhas e ações solidárias em parcerias com outras entidades como é o caso da parceria com a AACEPPAMO (associação agroextrativista dos pescadores e pescadoras artesanais do município de Óbidos), juntas, Pastoral e associação realizam a campanha de distribuição de peixes, chegando a distribuir aproximadamente 65 toneladas de peixes num período de 4 meses. Os beneficiados por esta campanha são as famílias mais carentes que são assistidas pela Pastoral da Criança. Outro importante trabalho que a Pastoral vem realizando é a implantação da farmácia de remédios caseiros, que por hora só funciona em Óbidos, mais é desejo da Pastoral ter uma farmácia em cada paróquia. O medicamento é produzido por lideres que receberam capacitação.
Neste ano de 2013, a Pastoral da Criança continua a sua caminhada, galgando novos horizontes, objetivando implantar a Pastoral nas localidades que ainda não existe, uma vez que, a Diocese de Óbidos é muito grande em extensão territorial e com muitos desafios característicos da Amazônia, mais com muito fervor, buscará cumprir o seu papel, levar vida a todos os pequenos amazônidas, pois, em cada rosto de uma criança vemos a imagem e semelhança de Deus.

Pascom - Óbidos

Um comentário:

O Que é a Pastoral da Criança?